sexta-feira, 9 de março de 2012

LER/DORT

Uma das doenças ocupacionais de maior incidência em nossos dias é a Lesão de Esforço Repetitivo (LER), também conhecida como lesão por trauma cumulativo, que é conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo, dentre estas temos a bursite, tendenite, tenossinovite entre outras.
Alguns profissionais desta área, já preferem chamas as LER de DORT (Doenças Osteomusculares Relacionas ao Trabalho).
Independentemente da nomenclatura, as causas são únicas e claramente identificadas que são os esforços repetitivos devido a má postura, stress ou trabalho excessivo.
As empresas têm desenvolvido atividades a serem seguidas por seus colaboradores a fim de evitar a LER/DORT. Geralmente essas orientações estam em cartilhas para serem seguidas pelo seu quadro funcional.
O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Administração (SEAD), vem desenvolvendo um trabalho específico aos seus servidores para orientá-los a fim de prevenir estas lesões no trabalho.
Deste modo, a SEAD disponibilizou em seu site uma cartilha com os procedimentos que ajudam a evitar tais lesões. E ainda, orientações ergonômicas estão disponíveis com plano de estratégias de combate às doenças musculoesqueléticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário