segunda-feira, 24 de julho de 2017

Secadores de mãos de ar quente ou papel toalha o que é mais higiênico?

O ato de limpar as mãos é simples, certo? Basta lavar cuidadosamente com água e sabão. Mas na hora de secar…
Qual sua preferência: toalha de papel ou secador de ar? É uma briga para secar suas mãos: as máquinas de ar quente começaram a se espalhar pelos banheiros por parecerem uma alternativa mais sustentável que as toalhas de papel.
Como as bactérias se proliferam nas mãos molhadas, o método que remove mais umidade deve, teoricamente, ser mais eficaz. No entanto, alguns estudos sugerem a interferência de outros fatores.
Pesquisas têm demonstrado que os secadores de ar convencionais, aqueles encontrados em shoppings, bares e restaurantes, por exemplo, são áreas de reprodução de bactérias que contaminam as mãos e dispersam os germes pelo ambiente.
Isso vale também para os modelos mais recentes, com sistemas de jato de ar em que os usuários colocam as mãos em um recipiente enquanto o ar dispara rapidamente.
Recentemente estudo da Universidade de Westminster, em Londres, mostra que ao usar o secador de mãos você pode estar contaminando ainda mais suas mãos.
A pesquisa mostrou que, em termos de higiene, os secadores estão muito atrás – eles espalham 1.300 vezes mais bactérias que as toalhas descartáveis.
De acordo com este estudo secador de mãos de ar quente causam um aumento médio de 194% de bactérias nas pontas dos dedos e 254% nas palmas das mãos. Os resultados da pesquisa indicam um grande aumento na quantidade de Staphylococcus aureus, um tipo de bactéria que pode causar intoxicação alimentar, abcessos, infecções e etc.
Os secadores de mãos de ar quente não são higiênicos mesmo sem contato físico. Eles aspiram o ar cheio de bactérias e vírus do ambiente e sopram diretamente em suas mãos limpas. Além disso, por aquecerem o ar, os secadores se tornam o ambiente propicio para a proliferação de bactérias.
Quem usou a toalha espalhou vírus até 25 cm ao redor de onde estava. As máquinas de ar quente atiraram o vírus a 75 cm de distância. Já as máquinas de jatos de ar eram verdadeiros lançadores de microrganismos, espalhando o vírus por 3 metros. Além de contaminar uma área maior, a máquina de jato de ar também espalha maior quantidade de vírus.

FONTES:
Universidade de Westminster
http://www.blogdasaude.com.br/saude-ambiental/2010/09/23/briga-no-banheiro-toalhas-de-papel-x-secadores-de-ar-quente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário