terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tese foca exposição à radiação ultravioleta no trabalho.

São Paulo/SP - A tese de doutorado de Claudia Carla Gronchi, lotada na Coordenação de Higiene do Trabalho, intitulada “Estabelecimento de um método dosimétrico para avaliação da exposição à radiação ultravioleta”, área de concentração, tecnologia nuclear, teve como principal objetivo estabelecer um método dosimétrico para avaliação da exposição à radiação ultravioleta.

Para o desenvolvimento deste trabalho, a pesquisadora utilizou detectores de Al2O3:C da Landauer e as técnicas de Luminescência Opticamente Estimulada (OSL) e Luminescência Opticamente Estimulada Fototransferida (PTOSL).

Defendida no início de setembro de 2009, no IPEN, autarquia associada à Universidade de São Paulo, a pesquisa descreve que trabalhadores dos segmentos da agricultura, mineração a céu aberto, construção civil e pesca, entre outras atividades estão sujeitos aos efeitos prejudiciais à saúde causados por exposições excessivas ao sol. Além disso, podem-se encontrar fontes artificiais com grande potencial de emissão de RUV em locais de trabalho, como em processos de soldagem a arco.

De acordo com os dados de 2006 da Organização Mundial da Saúde, mais de 60 mil mortes ocorrem no mundo, relacionadas à exposição excessiva à radiação ultravioleta, dos quais 12 mil óbitos referem-se a carcinomas de pele.

Para a autora, a tese ora apresentada destaca a importância do estudo de tecnologia disponível no mercado com baixo custo de investimento para avaliação da exposição à RUV, uma vez que a instrumentação necessária para o monitoramento da exposição ocupacional à RUV ainda constitui um grande obstáculo devido à falta de padronização entre os laboratórios de calibração de diferentes países, o que dificulta a intercomparação dos medidores de UV.

Para conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Fonte: Fundacentro - 8/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário